Search
  • Segundo Corte

Pontos do Fone




Baby Driver (2018) – Edgar Wright

Talvez Baby Driver seja o filme mais centrado e inteligente do Edgar Wright. Parte da fantasia/alegorias ainda se mantem desenhado no frame e definitivamente está presente em 90% do Sound Design. Que é brilhante nesse filme.

Bill Pope assina como cinematographer (Matrix e Scott Pilgrim vs. the World).

Em termos de Frame o filme não apresenta nada muito especial. Ao contrário, mostra muito mais cenas centralizadas e explicativas. O que ocorre também com a história, onde o passado de Baby é explicado umas 4 vezes ao longo do filme, por meio de flashbacks padrões em Sépia, e com dois personagens verbalizando.

Esse é o lance inteligente desse filme. Não é mais complicado que uma comédia romântica, e ao mesmo tempo, contém as aloprações esperadas na montagem de um filme assinado por Wright.

Destaque para o som. Vale assistir pausando, com fones de ouvidos. Cada detalhe incrivelmente desenhado e muito bem colocado, que ao final, se mescal com a história e não se destaca mais.

De acordo com MDB-Pro o filme conta com 38 pessoas no departamento de som. O que da detalhes incríveis ao filme. Quando BABY é tocado por estranho ou pressionado, lá está aquela Frequência aguda (que inicia os créditos). E ela só para de perturbar o protagonista quando a música volta ao seu ouvido.

A mixagem faz questão de colocar o som sendo desenhado (on ou off) a partir da orelha do protagonista. Ainda que estejamos vendo-o de frente, ao tirarem seu fone da orelha ESQUERDA (a nossa direita) é a caixa de som da ESQUERDA que para. Somos BABY nesses momentos. Brilhante!

O filme foi concorreu ao oscar de 2018 por Sound/Editing/Mixing e Perdeu para Dunkirk. BABY DRIVE contém uma história boba e simples, resolvida de forma comum. Uma sessão simples de cinema romântico, sem perigo. Mas com um rigor técnico digno dos melhores no ramo. Vale muito assistir pela Edição e efeitos de Luz (mesclando elementos de flash e reflexos, combinados com o enredo) e, claro, pelo Sound Design.


©2020 - uma PARCERIA entre